Criar uma Loja Virtual Grátis



Andar de skate é tomar impulso, atrevessar a rua, subir e descer as calçadas, dropar de um lugar alto, improvisar, equilibrar, saber cair e depois levantar. Andar de skate é consertar o erro a tempo, prestar atenção ao que vem a sua frente, seja um cooping ou uma pedra na rua. É prever a distância e a velocidade necessária. Andar de skate é bater palmas para o amigo que aprendeu a pular um skate de ollie e gritar quando alguém dropa de uma mini ramp pela primeira vez. Skate é coragem, força de vontade, é a pressão livre do corpo, quase sem limites, sem regras, sem padrões. Andar de skate é não se importar se o colega de session é branco ou negro, pobre ou rico, nordestino ou gaúcho: é entender que todos são humanos. Andar de skate é ver o mundo de verdade, ver a rua com mendigos e sujeira, viajar, conhecer lugares novos, pessoas diferentes, aprender a lidar com a diversidade. Andar de skate é ter amigos que falam a mesma língua, choram e riem pelos mesmos motivos, têm os mesmos ídolos, falam as mesmas besteira. Esse é o verdadeiro Skatista pra mim, " Prof. Evandro Ferreira - Campinas - São Paulo 06/02/2013.


Skate Campinas
Skate Campinas

                      Raizes e Essencias.     


          Nao muito longe da origem no brasil, o skate teve sua fase na cidade de campinas, passando por situacoes parecidas com o da cidade de Sao Bernardo do Campo, pois a democracia da Federação Brasileira era igual para todos os estados mas se diferenciava em algumas questões da que o estado de São Paulo tinha, pois o pais vivia o final da Ditadura militar e estava lutando para que esse regime de autoritarismo acabasse, os movimentos criados através das revoltas da população foi a engrenagem responsavel pelo surgimento da nova cultura que começa a engatinhar com os grandes fluxos de transiçõs politicas...Tais acontecimentos fez com que as pessoas abrissem os olhos dos primeiros skatista campineiro e criou uma visão de fora dos acontecimentos que mostrou a realidade do governo que limitava e controlava as pessoas tornando ainda mais dificil o desenvolvimento da nova cultura...Tais decretos fez com que os skatista sofressem humilhaçoes, espancamentos, denigrição da sua imagem, danos morais entre outros atos que os  levassem a uma limitação de expressão que por qualquer hipotese pudesse se desenvolver ou conspirar com a cultura recém nascida; não sendo aceita na sociedade ainda ditada pelo regime militar.


                       Como se inicia.


         Para explicar um pouco sobre essa historia busquei na essencia da cultura depoimentos de pessoas que vivenciaram o inicio de tudo e que hoje relatam acontecimentos que nos mostra como que o SKATE sobrevieu em meio as dificuldades; tambem uso meios de comunicação da epoca tais como revistas, jornais, fotos, reportagens ou qualquer fato que seja uma fonte de informacão verdadeira para assim nos mostrar como ocorreu as mudancas ao decorrer dos anos.

         Segundo skatistas local da cidade, por volta de 1975, a ditadura foi um sistema politico na qual limitou a sua expansao, mas independente das dificuldades existia a pratica escondida ou mascarada do esporte, que era feita e se mantinha inerci perante a sociedade contemporanea, pois nem sempre o objeto utilizado pelas pessoas eram o SKATE tradicional, ou seja tinha tambem o carrinho de Rolemã que de certa forma era visto como um semblante do SKATE tendo caracteristicas semelhantes tais como a taboa de madeira alongada, senso de direção nos pés, rolamentos que tem bastante resistencia quando esta em contado com o asfalto e uma capacidade de atingir grandes velocidades em um pequeno espaço de tempo.

         Um ponto importante para a ampliação e divulgação do SKATE na cidade de campinas, foi o CC, conhecido como CENTRO DE CONVIVENCIA, um local no qual varias tribos das cidade se encontravam e trocavam informações a fins de manifestar suas ideias e defenderem suas opiniões, ou seja, era uma maneira de unir forças para que pudessem defender suas opniões perante a politica repugnante e criminalista criada para oprimir as diferenças humandas que não fossem conservadoras; Entre essas tribos se destaca, os Goticos, Emos, Punks, Skin Head, Rastafari... E o mais interessante nessa parte da história é  que ambas as culturas viviam e diviam o mesmo espaço e não entravam em conflitos e quando surgia algo, era devido as diferenças entre as ideias e crenças no estilo de vida, um ponto muito importante a ser destacado no seu inico era o habito musical ambas gostavam muito do   ROCK ROLL, que nesse periodo era distacado por bandas brasileiras como " Legião Urbana, Capital Incial entre outras bandas de origem estrangeira.



                   Caracteristicas cultural.


          Entre as situacoes em que viviam, as roupas usadas influenciava muito na maneira em que eram tratados e atendidos pelas outras pessoas que são integrantes da sociedade conservadora autoritarista e independente de qual fosse a problematica, as roupas por serem grandes e completamente fora do comum se distacava no fluxo urbano, por ser um estilo cultural diferente do que a sociedade comum estava acostumada a ver e conviver tornando algo inovador para os olhos dos conservadores, outro fator muito importante para ampliacao do fluxo cultural foi a ampliacao nos meios comerciais que agora passa a criar seus proprios produtos destinados ao novo estilo de vida, das pequenas marcas que foran criadas no pais e outras que vieram de fora.

          Assim o esporte se fortaleceu de maneira surpreendente pois graca a influencia de alguns skatista que lutaram e acreditaram na nova cultura, foi possivel alimentar  o fluxo urbano de campinas; surgindo e sendo implantado um novo estilio de vida na sociedade contemporanea de campinas.